sábado, 26 de janeiro de 2013

Descoberta descoberta

                               
Trechos de Diário...

"Quando descobri que não havia mar em Minas Gerais me perguntei como alguém podia morar num lugar assim...Faz tempo, muito tempo, numa aula de Geografia com o mapa do Brasil mimeografado (eu adorava aquele cheiro de álcool) na mão e o Atlas aberto sobre a carteira arregalando meus olhos e me deixando sem ar...Como, afinal de contas, pode-se respirar sem água?!?! Esse sentimento me visitou desta vez e acho que entendi mais ou menos para onde devo ir provavelmente ao término do estágio, se aprovada. Quando você está no mato e sabe que o mar está ali adiante é diferente, muito diferente de saber que ele não está."

"Lembrei da Rackel. Passo muito ao largo de Clarice, obviamente, mas ela sempre teimava em encontrar semelhança entre os escritos famosos e os rabiscos anônimos de um diário nascido para ser queimado com outros numa pilha semestral. Clarice era 'louca' como eu...Caminhos, motivações e (des)esperanças à parte.

Manoelando-se em Barro é poetar-se. Loucura leve e feliz de criança que (des)assossega Pessoa.

'É azul e voa. Nome pra quê?' Definido. Apreendido. Nada sofrido. É que ele inventou pra disfarçar que fugia pra criar e, uma vez criado, instalava-se, até criar novamente...E seguia fugindo (re)inventando o mundo que sabidamente escolhera acolher."

"De tudo ao meu amor...não seria atenta a menos que, ao passar, me pegasse pelos braços, sacudisse e dissesse quem é. Eu o deixaria passar. Não perceberia a delicadeza no olhar porque não estou em fase de delicadeza. Não cabe mais em mim a delicadeza, vivo a urgência física do contato, do grito gestual. Era fácil ou difícil sonhar? Ou eu não percebia? Não queria?...

Ato
Fato
Ato
Desacato
Fato
Ato

E se agora percebo, não movo a pedra do caminho, não subo nela, não me sento, empaco adiante ou ao lado e ela some de tanto ficar lá. Ou sou eu quem sumo? (In)existo? A gente pode, sim, viver sem se encontrar, mas é como a pedra que sendo não está lá. Não é vida de verdade. Viver é melhor que sonhar, cantou Elis. Não é novidade. Todos sabem e fazem, mas foi Elis quem cantou. Eu só vivo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário