terça-feira, 1 de maio de 2012

O Medo


O medo do medo 
o medo do medo da morte
do rumo que tome a sorte

O medo de aprender a olhar e ver
de ver hoje o que não enxerguei ontem
O medo do que será o ver
num futuro não distante...

Nesse fututo-instante
o medo do medo
de mexer os pinos
do tabuleiro andante
- Será xeque?

É o medo do medo
que faz perder a chance.

M.Senra
madrugada de 92


Comecei falando do medo pois é inerente a todos. Quem nunca sentiu medo? É um sentimento que nos alerta sobre algo que incomoda, absolutamente normal desde que não prejudique a vida cotidiana. O medo não tem hora para aflorar, mas sempre remeterá a algo já ocorrido, ou às expectativas do porvir.

É no sentido de estímulo que venho propor encararmos os medos - de experiências novas, por exemplo, que podem trazer grande satisfação e conforto e que não raro muitos de nós passamos bom tempo adiando temendo as próprias respostas e/ou as alheias:
- será que eu consigo? - O que vão pensar de mim? etc.

Hoje, 20 anos pós ter escrito do medo que sentia ameaçar, percebo claramente que sabia que algo não ia bem e mesmo me sondando não tive coragem de caminhar e perdi as chances possíveis de mudança em minha vida à época. 

Quando o alarme do medo tocar, vamos nos propor a tentar entender o que é esse sentimento, sozinhos ou com ajuda de um profissional capacitado, pois, uma vez interrompido o curso perdemos tanto e, talvez mesmo a vontade de voltar a caminhar. Isso não podemos fazer jamais! 

4 comentários:

  1. Monica,
    Parabéns pela iniciativa do blog. Pois é, para começar perdeu o medo de escrever o que já é ótimo, então, escreva, escreva, escreva sempre. Bjs e boa sorte em seus escritos.
    Carlos Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É medo foi feito...para perder! Tenho me dedicado a esse exercício, rs! Que seus votos de boa sorte se realizem, obrigada! Bjs!

      Excluir
  2. O medo é o mal. Mal com M maiúsculo. Fica uma pergunta: se você não tivesse nenhum medo, o que estaria fazendo agora, neste momento? Onde estaria?
    É através do medo que somos controlados.
    Sem o medo ganhamos asas...
    Mônica, estou seguindo agora.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me pegou...Não sei responder! Rss! Medo tem gradações, ora a gente recua, ora enfrenta e vai seguindo. Supera uns, vêm outros...Acho importante respeitar o próprio ritmo.
      Feliz com isso, primeiro seguidor!

      Abraço! =)

      Excluir